Ang Lo - Brisa (2024)



Após um hiato de 7 anos, retomei os trabalhos dentro da esfera musical. Decidi pelo lançamento de um single, para desconectar da "promessa furada" que fiz em 2015 de gravar um novo trabalho que acabou gerando apenas dois frutos em 2017, e transformou o que deveria ter sido um álbum (#Cifrado) em um pequenino EP. Mas futuramente devo retomar o registro das composições previstas para o supramencionado álbum, dessa vez sem promessas vãs e talvez seguindo as tendências atuais de publicar cada música em separado, como diversos singles. Enfim, veremos o que acontece.

Mas voltando ao assunto, essa nova música, Brisa, chega num momento onde eu precisava por para fora sentimentos a muito tempo guardados. Eu trabalhava nesse tema já a algum tempo, meio que descompromissado, e todas as vezes que pegava no violão, algo que não faço com tanta frequência, mas que também jamais deixei de fazer por completo, tocava diversas coisas, dentre músicas populares e composições próprias, sempre acabava chegando nela.

Quem me conhece sabe que não sou guitarrista. Até tentei ser em uma outra encarnação musical, quando bem jovem, mas sempre fui atraído para o contrabaixo. No entanto, esse fraseadinho que conecta toda a melodia, de alguma forma me cativou. Mesmo não tendo um grande repertório técnico em guitarra, procurei dar o meu melhor nessa composição, e em minha modesta opinião acho que ficou apresentável. Quando me dei por conta, já estava gravando as linhas de baixo com o smartphone para usar de base na pratica dos riffs. Senti curiosidade de ouvir como tudo soaria tocado junto, gravado. Aproveitei uns dias de folga que tive, tirei a velha moringa do armário e comecei o processo. 

Em três dias estava pronto. Saciei minha curiosidade, e percebi que tinha colocado em áudio realmente o que estava sentindo. O que me falta de recurso técnico sobrou em sinceridade e sentimento. Um sentimento meio nostálgico e ao mesmo tempo bucólico, como um momento em que paramos para olhar e se despedir de uma paisagem intocada que talvez nunca mais tornaremos a ver, pelo menos não mais daquela forma. Aquele misto de gratidão por estar passando por aquilo, seguido de alívio por ter terminado mas ao mesmo tempo já com saudades. A despedida de um tempo que não mais vai voltar, que gostaríamos de congelar, cristalizar, da maneira que está, mas temos plena noção de que não é possível. Louco né?! Difícil até mesmo de explicar... então pensei: porque não compartilhar?!

Falando um pouquinho da produção, captei tudo com um microfone Samson Q1U, plugado ao software gratuito Audacity; Sempre usei o Audacity, desde os tempos de "De fora pra dentro, de dentro pra fora". Também achei que o som do ukulelê tinha tudo a ver com o que eu queria expressar e coloquei também um pouquinho dele. Não sei tocar direito ainda, estou aprendendo, mas curti o resultado...

Já a capa, fiz através do prompt de IA gratuito do Bing.

E é isso pessoal, de coração, espero que gostem. Me despeço por aqui, até a próxima!

O som está disponível em todas as principais plataformas, mas deixo aqui o player do SoundCloud que é gratuito e sem propagandas. Se curtir, mostra pra geral! Dá essa moral aê!!!

COPYLEFT

O conteúdo deste blog é "Copyleft", podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, Ang Lo ou Angelo Custódio, e se for o caso, à outras fontes conforme divulgado aqui mesmo.

Para uso comercial, favor entrar em contato.

Todos os direitos reservados ao autor.