Marcenaria (ou quase isso... rsrs)


Tá aí mais uma coisa que não domino, mas insisto em continuar tentando fazer... Não espere muito, são só experimentos... rsrsrs

Falando sério agora, sempre trabalhei na área da construção civil, e o que sempre me impressionou é a quantidade de materiais que são jogados fora e que poderiam ser reutilizados. Sempre fui apaixonado pela arte de moldar a madeira, e espero um dia aprender, de verdade, a fazê-la.

Coloco aqui algumas peças que consegui fazer. Algumas criei, outras fiz mas foi inspirado em outras peças que eu já tinha visto. Compartilho com vocês!


Baú do Tesouro:


Inspirado parte nos "baús de tesouro" de filmes de pirata, parte nos baús de tribos nômades Otomanas, fiz esse bauzinho para minha filha guardar seus "tesouros.

Utilizei tábuas de pinus e cavacos de pallets. Coloquei alças de cordas de sisal, e não está visível na foto, mas para facilitar o transporte, adaptei quatro rodízios de gel.  




Mesinha de Cabeceira:


Encontrei numa caçamba de lixo diversos pedaços de caixonetes de portas, de diferentes tamanhos e formatos, mas de madeira muito resistente como maçaranduba e ipê. Catei vários pedaços e inventei a peça abaixo.

As pernas, como haviam sido pintadas com algumas camadas de tinta, resolvi não lixar completamente, dando o efeito de pátina. Devido a irregularidade do material usado, não sei se conseguiria fazer outra igual.







Nicho para plantas:


Passei numa em frente a uma loja de móveis, vi uma bem maior que esta, mas gostei do estilo e como tinha umas sobras de MDF em casa, resolvi fazer um parecido, no mesmo estilo, mas com as medidas e disposições que me atendessem.






Banquinho Cogumelo:


No trabalho com a jardinagem, preciso ficar longos períodos agachado ou abaixado e sempre quis fazer um banquinho, que suportasse meu peso e deixasse meu período de trabalho mais confortável.

Um belo dia, passando por uma caçamba de lixo (sempre as caçambas!!!! rsrsrs), encontrei diversos pedaços de MDF de 18mm e resgatei. Eram pedaços quadrados, então pensei em aproveitar isso e criei esse desenho, que tornou a peça ainda mais resistente e capaz de suportar o meu peso. Gostei muito da aparência, e o pessoal quando via, também ficava encantado, tanto com o design quanto pelo fato de ter sido feito com material reutilizado. Fiz uma porção deles, vendi alguns, presentei amigos/parentes com outros até que acabaram todos... E eu acabei ficando sem nenhum!!! 😢

Mas não tem problema, anotei a formula e depois faço outros!






Porta-chaves (E outras cositas más...):


Não sei se enquadraria no termo marcenaria, talvez fosse mais como artesanato. Mas como eu só tenho a "tag" marcenaria, vai aqui mesmo!

Esses porta-chaves foram feitos com caixotes mesmo. Atenção para os ganchos: o de um confeccionei cada espiral de arame, o outro torci chaves antigas, que não eram mais usadas. Achei interessante utilizar chaves como ganchos para chaves. 



Voltar




COPYLEFT

O conteúdo deste blog é "Copyleft", podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, Ang Lo ou Angelo Custódio, e se for o caso, à outras fontes conforme divulgado aqui mesmo.

Para uso comercial, favor entrar em contato.

Todos os direitos reservados ao autor.