Filosofando - #Cifrado



Filosofando - Por Roberto Azevedo.

"“Filosofando”. Assim mesmo, no gerúndio. Essa é a nova música de Ang Lo. O título parece não ter sido escolhido à toa. Folheando os pesados manuais escolares, tomamos nota de que a principal característica do gerúndio é que ele indica uma ação contínua, um processo verbal não finalizado... Essa é a aposta filosófica da canção. É a sua potência. A filosofia como processo contínuo, incessante. 

Ang Lo aposta na simplicidade do violão e nos efeitos sonoros inspirados na singular concepção estética de Hermeto Pascoal. A letra anuncia a referência: “A música do Hermeto Pascoal serve para nos libertar”. Liberdade para criar, liberdade para pensar, liberdade para sentir. Liberdade! Esse é o fio condutor e “Filosofando”. 

Com um lirismo que mescla didatismo e clamor, a letra elenca uma série de pontos que, se alcançada pelo ser humano, tornaria a vida mais livre e mais plena. Dessa forma, “harmonizar” é a “palavra chave” que conduz à “união da mente com o nosso coração”. Mas não se trata tão somente de um mergulho no auto conhecimento. É também “combinar um par de asas e poder voar” à luz que nos conecta ao outro, à “boa convivência entre pessoas que não têm a mesma opinião”. Devemos voar ao encontro do outro e nele nos encontrar. Uma aliança intersubjetiva e plural na qual “o pensamento de Freud e Jung é complementar”. 

Ang Lo nos oferece uma ode não ufanista ao gênio humano. Um elogio ao que nos torna capazes de criar, de amar, de tomar consciência: “Raciocinar é a faculdade a diferenciar o homem do cão ou o errado do que tem razão”. Somente a razão “nos proporciona a elevação”. Mais uma vez o “par de asas” nos torna sublime. A razão nos faz voar. 

Mas o que define o caminho racional? Ang Lo apresenta sem pedantismo seus argumentos com a potência insuperável que têm as coisas simples. Primeiro, “abandonar a matéria e se espiritualizar”. Segundo, a “cura” dos males da sociedade pela “educação”. Por fim, “sentir que a fé não tem nada, mas nada a ver com religião”.

Essa tríade proposta por Ang Lo é de uma elegância que chega a emocionar. Numa só estrofe ele aponta (sempre desprovido de arrogância) um caminho para o corpo individual (a espiritualização), para o corpo social (o conhecimento) e para a crença no sagrado (a fé não dogmática). Alcançar a plenitude exige essa tríplice libertação. 

Tarefa por certo difícil, mas que se torna possível pela razão, pelo contínuo filosofar. “Filosofando” é uma carta de intenções, uma carta de amor às potencialidades humanas, é uma carta à liberdade.  “Filosofando”  é  o gerúndio que nos leva ao encontro com a luz nesses tempos de tanta escuridão!"

Confira aqui a letra da música.


*********************************************************************

Essa é a segunda música, das 13, que farão parte de um conjunto de composições, que se intitulará "Cifrado". Espero que gostem!

Criei esse "vídeo artesanal" no meu canto, bem intimista, no exato ambiente que componho/crio e tenho meus devaneios e reflexões. Se gostarem, por favor, ajudem na divulgação!

O sotaque, usei como mais uma forma de expressão, primeiro para homenagear meus parentes, minha ascendência nordestina, da qual tenho muito orgulho. Segundo, para de certa forma, imitar meus ídolos da música, que em sua maioria são nordestinos. Dentre muitos posso citar Lenine, Alceu, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Luiz Gonzaga, Fred 04, Hermeto Pascoal, Antônio Nóbrega, Raul Seixas, Belchior, Elba, Chico Science e César, Zeca Baleiro, Flávio José, e muitos outros. E em terceiro lugar, simplesmente porque acho muito bonito, esteticamente falando.

Continuo seguindo os parâmetro utilizados no outro trabalho, que é fazer a produção da maneira o mais simples possível e também consumindo o mínimo de recurso, financeiramente falando.
Continuou militando na doutrina do "Do it Yourself".

Voltar

COPYLEFT

O conteúdo deste blog é "Copyleft", podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, Ang Lo ou Angelo Custódio, e se for o caso, à outras fontes conforme divulgado aqui mesmo.

Para uso comercial, favor entrar em contato.

Todos os direitos reservados ao autor.